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São mais de 100 milhões de veículos, dos mais diversos tipos, circulando nas estradas do Brasil. Segundo dados do IBGE, quase 60 milhões correspondem a carros e 25 milhões a motocicletas. Só em São Paulo, a cidade mais populosa do país, os números chegam a quase 20 milhões de carros e mais de 5 milhões de motos – são 7,4 veículos para cada 10 habitantes.

Com números desse porte, fica fácil entender por que abrir um posto de combustível tem sido visto como um bom negócio! E com uma população cada vez mais motorizada, o combustível também se tornou essencial na vida das pessoas.

Mas claro, isso não é tudo para você simplesmente investir o seu dinheiro de olhos fechados. Você já pensou em quais serviços extras vai oferecer no seu negócio? E sobre o valor do seu investimento? Já sabe em quanto tempo deve ter retorno?

Portanto, para sua empreitada ser um sucesso, nós vamos te mostrar os principais pontos que você precisa saber antes de abrir um posto de combustível. Boa leitura!

Franquia ou começar do zero?

Este é um ponto que merece reflexão. Afinal Ao optar por uma bandeira (Petrobras, Ipiranga, Shell, Ale, etc.), a distribuidora pode arcar com alguns custos da construção e da abertura do posto. Entretanto, a compra de combustíveis fica restrita a esta marca. O modelo funciona como qualquer franquia no comércio e você precisa seguir à risca as especificações do distribuidor.

Se você for “bandeira branca”, logicamente terá de correr atrás de tudo e investir mais. Porém, a vantagem é negociar com diferentes fornecedores de combustível. Assim você consegue escolher a opção que for mais interessante para o negócio. Confira abaixo as principais vantagens e desvantagens de cada modelo:

Investimento e retorno

Seja como franquia ou bandeira branca, o custo para abrir um posto de combustível não é barato! Os valores giram entre R$ 600 mil podendo chegar até R$ 1,5 milhão. Todavia, estima-se que o retorno de investimento é atingido entre 16 e 18 meses. O faturamento mensal costuma ser de 40 a 80 mil reais.

Para tomar uma decisão assertiva, é preciso que você também faça, antes de mais nada, uma pesquisa de mercado. Dentre os principais pontos que precisam ser observados são: público alvo, concorrência, custos do investimento, projeção de faturamento e retorno do valor investido, serviços extras, etc.

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