Ações sustentáveis, ou seja, aquelas que buscam preservar e não impactar o meio ambiente, ganharam força e tem sido utilizadas nas mais diversas áreas. No seguimento de postos de combustíveis, não é diferente! Vemos uma crescente popularização dos carros elétricos e combustíveis verdes para tentar garantir a continuidade do desenvolvimento econômico e o cuidado no meio ambiente. Neste cenário, o diesel verde surge como uma solução promissora, oferecendo uma fonte de energia renovável e reduzindo significativamente os impactos ambientais.
O Brasil já começa a se movimentar nesse cenário e neste artigo, vamos entender o que é o diesel verde bem como os benefícios que essa alternativa traz para veículos e para o mercado brasileiro. Boa leitura!
O que é o Diesel verde?
O diesel verde é um combustível produzido a partir de fontes 100% renováveis, ou seja, são fontes que estão sempre disponíveis para utilização e não se esgotam. Sua matéria é composta e a partir do processamento de óleos vegetais – como soja e palma – ou gorduras animais.
Diferente do diesel convencional, que é derivado do petróleo, o diesel verde é considerado uma alternativa mais sustentável, pois reduz a emissão de gases do efeito estufa e diminui a dependência de combustíveis fósseis.
Entretanto, é importante enfatizar que ele é quimicamente idêntico àquele que vem do petróleo, porém com conteúdo de origem vegetal ou animal, e tem qualidade superior ao biodiesel de base éster.
Qual a diferença do diesel verde e do biodiesel?
Embora seja fácil vermos os termos “diesel verde” e “biodiesel” usados como sinônimos, é importante destacar que eles possuem significados diferentes.
O diesel verde também é conhecido como HVO (Hydrotreated Vegetable Oil ou óleo vegetal hidrotratado), é diferente de biocombustíveis tradicionais como o biodiesel, pois pode substituir 100% do produto fóssil, embora também use matérias-primas como o óleo de soja.
O biodiesel é um combustível renovável produzido a partir de óleos vegetais, gorduras animais ou resíduos de alimentos, enquanto o diesel verde também pode ser obtido a partir de outras fontes, como gás natural renovável, óleos de algas e até mesmo resíduos de madeira.
Portanto, enquanto o biodiesel é uma forma específica de diesel verde, o diesel verde pode abranger uma gama mais ampla de combustíveis renováveis utilizados no setor de postos de combustíveis.
Quais as vantagens do diesel verde para o veículo?
Em suma, o diesel verde reduz a possibilidade de danos ao motor, com impacto positivo na vida útil dos veículos, melhorando a qualidade de combustão e apresentando maior estabilidade.
O diesel verde é isento de contaminantes; possui maior estabilidade, o que garante menos problemas no armazenamento e no uso em motores diesel; minimiza danos aos motores, como entupimento de filtros, bombas e bicos injetores, aumentando a vida útil dos veículos; e possui elevado número de cetano, o que melhora a qualidade da combustão no motor.
Além disso, pode ser usado em motores a diesel sem os limites apresentados pelo biodiesel éster e contribui também para a redução entre 50% e 90% das emissões de gases de efeito estufa em relação ao diesel fóssil. (Fonte)
Como o biodiesel pode favorecer o mercado brasileiro?
O Brasil possui um grande potencial para o desenvolvimento do diesel verde, tanto devido à sua vasta produção agrícola, como pela disponibilidade de terras agricultáveis.
O uso do composto pode favorecer o mercado brasileiro de diversas formas, dentre elas a diversificação da matriz energética, o estímulo à economia rural, redução das emissões de gases poluentes e até o aumento da segurança energética, já que o país pode até se tornar autossuficiente. O diesel verde surge como uma alternativa promissora para impulsionar o setor de postos de combustíveis, trazendo benefícios ambientais, econômicos e sociais para o mercado brasileiro.
Exterior de olho na capacidade brasileira
Recentemente, a empresa árabe Acelen assinou com o governo baiano um acordo de R$12 bilhões para incentivar a produção do combustível. As obras da biorrefinaria tem início programado para janeiro de 2024 e o repasse será feito ao longo dos próximos 10 anos.
“A expectativa é produzir 1 bilhão de litros de combustíveis renováveis, gerando empregos e negócios para produtores de uma ampla cadeia para a produção do diesel verde e de querosene de aviação sustentável, que vai demandar insumos como a soja, a semente de macaúba e o dendê”, afirma Rui Costa – ministro da casa Civil.
A expectativa é de que sejam produzidos ao ano mais de 1 bilhão de litros do produto com uso de aproximadamente 900 mil toneladas de óleo de soja. Os números podem assustar, mas as 900 mil toneladas de óleo equivalem apenas a 10% da produção anual brasileira. A empresa também prevê a geração de mais de 90 mil postos de trabalhos diretos e indiretos, sendo 70% de maneira perene e o restante de maneira temporária.
Inicialmente, a previsão é de que toda a produção do combustível seja exportada. Já que ainda não existe uma regulamentação brasileira que viabilize a comercialização do mesmo. Entretanto, o governo já se mobiliza para tentar mudar essa realidade. Se aprovada, a PL 1873/2021 prevê a obrigatoriedade do uso do diesel verde em todo o país.
Com sua produção a partir de fontes renováveis e a redução das emissões poluentes, o biodiesel verde se destaca como uma solução sustentável e eficiente. É essencial que governos, empresas e consumidores apoiem e incentivem o uso desse combustível, buscando uma transição para um futuro mais limpo e sustentável.